.mais sobre mim

.Quem Somos Nós

O Jardim de Infância pertence ao Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens e situa - se na cidade da Marinha Grande, distrito de Leiria, Portugal. Funciona em duas salas de actividade, cada uma com vinte e cinco crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos, duas Educadoras de Infância e uma Assistente Operacional.

.Os Nossos Projectos

"Biblioteca Coelhinho Branco" ___________________________________________________ Comenius - "Come2gether" __________________________________________________ "Olá Europa"

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

contador gratis

.Quem me visita


contador gratis

.pesquisar

 

.posts recentes

. FIM

. Ultima semana

. Dia Mundial da Criança

. XI Aniversário da Bibliot...

. Semana da Leitura

. Páscoa

. Dia do Pai

. Visita à quinta pedagógic...

. V Festa da Sopa

. O Palhaço foi à nossa esc...

.tags

. actividades no jardim de infância(8)

. actividades promovidas pela associação d(5)

. articulação com outros ciclos(7)

. banho na piscina(1)

. caixa para o dia da mãe(1)

. cartão(1)

. datas comemorativas(10)

. dia da alimentação(3)

. dia do pai(6)

. festa do dia-do-pai(4)

. hoje não há espectáculo(1)

. mascotes das bibliotecas(1)

. papel de embrulho(1)

. prenda do dia do pai(4)

. semana da europa(1)

. semana da leitura(1)

. todas as tags

.arquivos

.links

.Tradutor- Translation of the pages

.subscrever feeds

Domingo, 31 de Outubro de 2010

O Dia do Bolinho na nossa Escola

Há quem diga que a tradição já não é o que era, mas em Portugal há tradições que ainda perduram. Uma delas é o Pão por Deus que, ao longo dos tempos, tem passado de geração em geração. Na manhã do dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, as crianças juntam-se em pequenos grupos e vão pedindo de porta em porta. Embora a cantilena varie de região para região, o objectivo é sempre o mesmo, encher o saco, que na nossa escola, ainda é de pano como antigamente. Nós ainda mantemos a tradição de fazer broas ou o tradicional Bolinho para dar, às crianças e suas famílias. Contamos sempre com a ajuda da Padaria Borgas e do Gustavo. Obrigado também a todos os que contribuíram com os ingredientes.

Informação Adicional Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos, 1º de Novembro, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’. São vários os versos para pedir o pão por deus: “Pão, pão por deus à mangarola, encham-me o saco, e vou-me embora." A quem lhes recusa o Pão-por-Deus roga-se uma praga em verso: “O gorgulho gorgulhote, lhe dê no pote, e lhe não deixe, farelo nem farelote.” Com o passar do Tempo, o Pão-por-Deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates. Esta actividade é principalmente realizada nos arredores de Lisboa, relembrando o que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir "Pão-por-Deus" nas localidades que não tinham sofrido danos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

publicado por Jardim de Infância da Boavista-Marinha Grande às 00:51
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?
2 comentários:
De graça a 31 de Outubro de 2010 às 14:47
Os vossos bolinhos devem ter ficado deliciosos!!!

Muitos parabéns por todos os vossos trabalhos que têm vindo a apresentar... é sempre bom passar pelo vosso cantinho e ver as vossas actividades!


De Jardim de Infância da Boavista-Marinha Grande a 31 de Outubro de 2010 às 21:07
Obrigada Graça pois fico muito feliz com cada comentário que recebo. Também vi o seu Blog e aqueles bolinhos, fazem crescer àgua na boca. Adorei o alguidar de barro!
Bom Trabalho
Teresa

Comentar post